“И жизнь хороша и жить хорошо,,
- "Tanto a vida é boa quanto viver é bom."Voluntários comeram pouco mais de 6 gramas de chocolate escuro ao dia, por quase cinco meses - um quadrado de um chocolate alemão chamado Ritter Sport. Os que consumiram essa quantia terminaram o estudo com pressão abaixo dos voluntários que haviam comido chocolate branco.
O principal autor do estudo, Dirk Taubert, da Universidade de Colônia, disse que a queda de pressão associada ao chocolate escuro é pequena, mas suficiente para reduzir o risco de problemas cardiovasculares. No entanto, os voluntários do estudo não foram acompanhados por tempo suficiente para comprovar essa suposição.
A pesquisa envolveu 44 pessoas, de 56 a 73 anos. O resultado repete descobertas de outras pesquisas de pequeno porte envolvendo alimentos à base de cacau. O cacau contém compostos chamados flavanóis, que também seriam responsáveis por benefícios cardíacos atribuídos ao vinho tinto.
Um problema é que o chocolate tende a conter muitas calorias. Por isso, o trabalho de Taubert testou porções mínimas, de 30 calorias cada.
O trabalho é publicado na edição desta quarta-feira, 4, do Journal of the American Medical Association.
Segundo a pesquisadora Laura Svetkey, do Centro de Hipertensão da Universidade Duke, nos EUA, o resultado é interessante, mas precisa ser replicado em populações maiores e de maior diversidade étnica antes que a conclusão possa ser generalizada. Ela destaca que os resultados não devem ser vistos como autorização para as pessoas se entupirem de chocolate.
Fonte:http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/jul/03/259.htm?RSS
Outras notícias (canal: Ciência e Meio Ambiente):